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2012-2016 | A Vida a Cores

Na sequência de todo o trabalho evidenciado pelo projeto A Vida a Cores desde 2010 através do Programa Escolhas de 4ª Geração e das reais necessidades identificadas junto das crianças e jovens com maiores necessidades de inclusão social, assim como pelas suas famílias, decidiu a Direção da Associação dar continuidade ao mesmo, apesar do término do financiamento.

O trabalho de proximidade desenvolvido deu os seus frutos e as crianças, jovens e seus familiares continuam a procurar este espaço para o apoio ao estudo que possibilita sessões acompanhadas para a realização dos trabalhos de casa, permitindo a aquisição de hábitos diários de estudo e o desenvolvimento de comportamentos e estilos de vida saudáveis. Outras atividades são também procuradas e realizadas.

O projeto “ A Vida a Coresdestinou-se a crianças e jovens do concelho de Castelo Branco, com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos. Este projeto teve como objetivos desenvolver competências pessoais, sociais e escolares nos jovens, contribuir para a sua participação ativa e comunitária, e promover comportamentos e estilos de vida saudáveis, como forma de prevenção de comportamentos de risco.

 

Atividades:

  1. a) O apoio ao estudo, foi uma atividade que procurou incentivar a motivação e o sucesso escolar e combater o absentismo, esclarecendo a importância da aprendizagem escolar no futuro profissional, efetivar o apoio pedagógico na realização de trabalhos escolares e aplicação de métodos de estudo.
  2. b) A área de inclusão digital, foi ao encontro do apoio ao estudo, apoiando a realização dos trabalhos escolares e auxiliando as crianças e jovens na preparação de testes, através de exercícios e de testes multimédia. Simultaneamente, prevê-se o acesso às redes sociais, aos jogos didáticos e aos sites de informação, com a supervisão do monitor.
  3. c) O Atelier de artes, visou desenvolver a criatividade e a sociabilização das crianças e jovens.
  4. d) O Atelier de música, pretendeu desenvolver a concentração e a criatividades, através de vários instrumentos musicais.
  5. e) Atividades Desportivas, nomeadamente ping-pong, badminton, finger board e futebol. As respetivas atividades pretenderam promover o respeito pelo outro e pelas regras pré-estabelecidas.
  6. f) A Participação em campanhas de solidariedade. A recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome são exemplos dessas atividades.
  7. g) A comemoração de dias temáticos, através da apresentação de trabalhos alusivos ao tema, de jogos tradicionais e trabalhos manuais.
  8. h) O desenvolvimento do projeto “Liga-te ao Ambiente Tecnológico”, Castelo Branco- Cidade Sustentável, através de várias sessões pedagógicas e oficinas temáticas:
  • “ Reciclar é preservar”;
  • “ Da célula à floresta”
  • “Qualidade do Ar”
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