Na sequência de uma candidatura de âmbito nacional, a Associação viu aprovado o projeto de Integração de Imigrantes “Passaporte Global”, na extensão da Ação 1 “Acolhimento, Integração e Valorização da Interculturalidade”, gerido por esta Associação e tutelado pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM) I.P. e pelo Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (FEINPT).
As atividades desenvolvidas para este projeto ”Passaporte Global” enquadraram-se nas seguintes tipologias de intervenção, Acolhimento e Integração; Integração e Valorização da Interculturalidade.
Na vertente Acolhimento e Integração o nosso projeto contemplou as seguintes respostas:
- Gabinete Geral de Atendimento no sentido de dar continuidade ao apoio prestado à comunidade imigrante;
- Gabinete de Apoio Especializado orientado para a inserção profissional dos imigrantes;
- Gabinete de Apoio Especializado orientados para o apoio social;
- Sessões de informação em que foram desenvolvidas as seguintes atividades:
1-Divulgação dos serviços prestados pelo CLAII e GIP de Castelo Branco aos imigrantes desempregados, não só na Associação mas também no IEFP, I.P;
- Dinamização de uma Escola Multicultural e das “Partilhas no Feminino” que se referem às ações de capacitação que visam satisfazer as necessidades específicas dos nacionais de países terceiros a receber prestações sociais e aqueles que se quiseram inscrever;
- A escola multicultural embora não tenha sido aprovada no projeto, funcionou uma vez por semana de forma muito participada, em que temos uma professora como Voluntária a dar aulas de português, aberta a toda a comunidade imigrante.
- Foram criados 2 folhetos: um dirigido ao acolhimento inicial dos recém-chegados imigrantes e outro no sentido de promover o acesso à saúde. Estes serão traduzidos para inglês e russo. Foram ainda criados outros dois folhetos dirigidos a quem necessite pedir a Nacionalidade portuguesa e não saiba como o fazer e outro dirigido aos imigrantes que podem votar em Portugal.
Na vertente Valorização da Interculturalidade contemplamos as seguintes atividades:
- Dinamização de atividades de sensibilização alusivas ao tema da Promoção da Interculturalidade:
1 - ” Conto um Conto e acrescento um Ponto” dirigidas a crianças do 1º ciclo em que estão a ser promovidas sessões semanais com o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva;
2 - ” Conhecer para crescer na diferença ”a jovens do ensino secundário em que estamos a colaborar com o Agrupamento de Escolas José Sanches de Alcains;
- Foi criado um Blog/Facebook “Um click para o Mundo” no sentido de divulgar o projeto;
- Dinamização de eventos de promoção da interculturalidade que foram:
- a Caminhada “Passo a passo pela Interculturalidade” que juntou centenas de pessoas(400) – registo da PSP e
- as Dinâmicas Multiculturais, como a Comemoração do Dia Municipal do Diálogo Intercultural, o Magusto e a Festa de Nata que juntou no total 107 pessoas .
Este projeto foi desenhado de acordo com as necessidades expressas por parte dos imigrantes que acedem ao CLAII, posteriormente realizámos uma revisão bibliográfica sobre a temática e por último auscultamos a comunidade local no sentido de saber quais os caminhos mais oportunos para promover a Interculturalidade. Tornando- se assim, um projeto de todos, com todos e para todos. Neste sentido, todos os gabinetes, respostas sociais e atividades promovidas são gratuitas para os imigrantes e comunidade autóctone.